Você está visualizando atualmente CFA vai ao Mato Grosso implementar Observatório de Gestão Pública

CFA vai ao Mato Grosso implementar Observatório de Gestão Pública

A equipe da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CFA esteve, entre os dias 12 e 13 de novembro, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, para implementar a primeira experiência concreta do Observatório de Gestão Pública (OGP). O OGP tem como objetivo geral apresentar à sociedade temas emergentes de gestão pública visando a mudanças de cenários e a elevação da qualidade da prestação dos serviços públicos por meio da inserção dos profissionais de administração na gestão pública.

Na ocasião, foram usados os conhecimentos e ferramentas de natureza interna e externa ao Conselho Federal de Administração (CFA), na tentativa de gerar maior facilidade e eficácia do funcionamento municipal, como o Índice CFA de Governança Municipal (IGM/CFA) e o Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos (CFA-Gesae).

Com o apoio do presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT), Hélio Tito, colaboradores do CFA viabilizaram estudos de diagnóstico e investigação complementar na cidade. Como resultado, foi obtido um plano de ação fundamentado nas dificuldades experimental do município.

Ainda segundo a Câmara de Gestão Pública, a análise prévia concluiu que o município não havia fornecido todas as informações necessárias à Secretaria do Tesouro Nacional, criando pendências no Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, o CAUC, bem como a impossibilidade de geração do IGM-CFA e Índice Firjan.

A visita proporcionou encontros com a prefeita da cidade, Thelma de Oliveira, com os seus secretários municipais de planejamento, de administração e finanças, de educação e esporte, e de água e esgoto. Além da investigação no município, um termo de cooperação técnica foi assinado entre a autarquia e os representantes da Chapada dos Guimarães, no intuito de usar as informações e mecanismos do Observatório de Gestão Pública para o progresso na gestão pública da cidade.

Assessoria de Comunicação CFA