Você está visualizando atualmente CFA questiona critério adotado pela PEC 188 para promover extinção de municípios

CFA questiona critério adotado pela PEC 188 para promover extinção de municípios

Autarquia usou dados do IGM-CFA e mostrou que, apesar da baixa arrecadação dos quase 1.200 municípios sob risco de extinção, a entrega de serviços à sociedade está na média dos demais que não serão incorporados

No início deste mês, o governo federal apresentou ao Senado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 188, também chamada de PEC do Pacto Federativo. A iniciativa visa descentralizar recursos para estados e municípios. Contudo, a medida prevê a extinção dos municípios com até cinco mil habitantes e que não comprovarem sua sustentabilidade financeira. De acordo com levantamento feito pelo Conselho Federal de Administração (CFA) por meio do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), a população desses locais que podem ser extintos não terá retorno positivo com as mudanças propostas.

Aproximadamente 1.217 municípios brasileiros têm população inferior a cinco mil habitantes e estão com a sustentabilidade financeira comprometida. Para não serem extintos, eles precisarão comprovar até 2023 que a arrecadação própria é de, no mínimo, a 10% da receita total. Para o diretor de Gestão Pública do CFA, Fábio Mendes Macêdo, o critério adotado pela PEC para extinguir municípios não é suficiente para avaliar a gestão municipal. “Utilizando dados já consolidados pelo IGM/CFA, verificamos que, apesar da baixa arrecadação, a maioria dos municípios entrega serviços e produtos à população com as mesmas características daqueles que são entregues nos municípios que não serão extintos”, avalia o conselheiro.

Municípios por diversos ângulos

O estudo feito pelo CFA analisou os municípios com foco na gestão e na entrega de bens e serviços à população. Para isso, a autarquia utilizou o IGM-CFA, ferramenta que analisa a governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

O CFA separou os municípios analisados pelo IGM-CFA em dois grupos: grupo 1, composto por aqueles que não sofreriam alteração com a PEC; e grupo 2, formado por municípios que teriam alterações com a proposta.

Na dimensão Finanças, considerou-se a média do investimento per capita em educação. A diferença do valor investido foi muito pequena: R$ 120,00. Na área da saúde, o grupo 2 investiu, em média, mais que o grupo 1, mas a diferença também foi irrisória. Na variável “Capacidade de Investir”, que avalia qual a porcentagem da receita total é destinada a investimentos, ambos os grupos ficaram com nota aproximada de 4,11, em um total de 10. Na mesma linha, o Custo do Legislativo se manteve praticamente igual, na faixa de R$ 218,00 no custo legislativo per capita.

“Analisando tais informações, é possível concluir que não há diferenças consideráveis entre os municípios que seriam incorporados, com os municípios que não seriam incorporados levando-se em conta as regras trazidas pela PEC, pelo menos na análise financeira”, disse Fábio.

Quando comparada a média do resultado obtido na dimensão Gestão, o grupo 2 ficou em vantagem. Além disso, mesmo com baixa capacidade de gerar recursos próprios, os municípios que seriam extintos se mostraram superiores em quesitos como Quantidade de Colaboradores, Planejamento e Transparência.

Na dimensão Desempenho, considerada a mais importante no estudo feito pelo CFA por demonstrar a efetividade dos serviços públicos prestados pelo município à sociedade, o resultado das médias também foi igual: 7,039 no grupo 1 e 7,035 no grupo 2.

Avaliação do CFA

Fábio ressalta que essas informações, obtidas por meio do IGM-CFA, são importantes e poderiam ser usadas pela PEC. “A ferramenta criada pelo CFA está à disposição e pode ser adotada para reavaliar os municípios, uma vez que a análise proposta pela PEC, feita apenas pela dualidade receita própria X receita total, já mostrou que não é suficiente para retirar a autonomia política e financeira de um município”, afirmou.

Ele diz, ainda, que é possível perceber que os municípios de ambos os grupos estão entregando serviços e produtos à sociedade de forma semelhante. No indicador Educação, por exemplo, os municípios do grupo 2 alcançaram média de 8,00, enquanto os do grupo 1, a média é de 7,65. Já no indicador Saúde, as médias ficaram em torno de 6,80 para os dois grupos.

Com base no IGM-CFA, Fábio explica que as populações de pequenos municípios contam com o poder público local para que suas demandas sejam atendidas e, com a possível extinção, a qualidade de vida da sociedade local pode cair. “Além disso, a economia esperada com a extinção da máquina pública (prefeituras, câmaras legislativas e pessoal) poderá não ser totalmente reinvestida para a sociedade do extinto município. A mudança que irá gerar valor para as demandas da sociedade brasileira será baseada em profissionalização da gestão dos recursos públicos com profissionais capacitados para tal”, comenta.

Por meio do estudo, o CFA quer mostrar os riscos iminentes que a PEC 188/2019 traz. “É nosso dever alertar a sociedade brasileira sobre os fundamentos equivocados para a extinção dos municípios conforme prevê a proposta”, justifica Flávio.

IGM-CFA

Para ajudar a profissionalizar a gestão dos municípios brasileiros, o CFA oferece ferramentas que podem ser usadas para melhorar a entrega de serviços a sociedade. Por isso, tem percorrido o país para apresentar aos prefeitos e gestores municipais o IGM-CFA. “Defendemos a atuação dos profissionais de administração como agentes integradores e transformadores em prol da gestão municipal, pois estão preparados para planejar, organizar, controlar e monitorar as demandas municipais, assessorando o prefeito na melhor condução das políticas públicas não sendo necessária extinção em massa de municípios.”, defendeu Fábio Macêdo.

Para conhecer o IGM-CFA acesse www.igm.cfa.org.br.

Em vermelho, os municípios que estariam descumprindo a regra proposta pela PEC 188.

 

Assessoria de Comunicação CFA