Você está visualizando atualmente TV Globo destaca ferramenta desenvolvida pelo CFA

TV Globo destaca ferramenta desenvolvida pelo CFA

O  telejornal nacional da TV Globo, Bom Dia Brasil, que faz companhia aos brasileiros todos os dias pela manhã, apresentou hoje uma matéria sobre o gasto excessivo de água dos brasileiros, que consomem mais do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas. Os dados são do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos, o CFA-Gesae, desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

Enquanto a ONU estabelece que o consumo deve ser de 110 litros de água por dia por pessoa, o brasileiro gasta 154,14 litros. O estado campeão de desperdício é o Rio de Janeiro que consome, per capta, 248,31.

Confira a matéria aqui.

 

CFA- Gesae

A ferramenta foi desenvolvida após o Debate Qualificado sobre saneamento, promovido pelo CFA, e visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.

O CFA-Gesae permite avaliar diversos aspectos. Ele possui dez áreas-chave e setenta indicadores. Cada área-chave possui sete indicadores e, por meio deles, é possível avaliar a gestão de forma detalhada avaliando, por exemplo, consumo médio per capita de água; consumo médio de água por economia; índice de atendimento urbano de água; índice de atendimento total de água; índice de coleta de esgoto; e índice de tratamento de esgoto.

As dez áreas-chaves são: Governança e transparência da prestação dos serviços; Sustentabilidade da gestão dos recursos hídricos; Transparência tarifária; Transparência econômica e financeira; Qualidade na prestação dos serviços; Qualidade do produto; Transparência na gestão de pessoal; Eficiência comercial e financeira; Transparência na gestão das despesas; e Eficiência nas operações de água.

O CFA disponibiliza o acesso ao CFA-Gesae a qualquer cidadão.

Passo a passo
1. Acesse www.gesae.org.br
2. login: publico / senha: publico
3. Clique na opção “Benchmarking” localizado ao lado esquerdo do site;
4. Em seguida, clique na opção “Áreas Chaves”;
5. Aparecerá um gráfico com as áreas chaves. Clique na que deseja consultar;
6. Em seguida, clique no botão vermelho “Consultar municípios”;
7. Vai aparecer um filtro para refinar a pesquisa. Basta preencher o ano da pesquisa e o nome
do município. Pode colocar mais de um nome de município.
8. Na sequência, escolha o indicador que deseja consultar. Para isso, só clicar em cima do
nome do indicador. Depois, clica no botão cinza “Gerar Análise” disponibilizado a sua direita.
9. Pronto! A ferramenta gerou os resultados.

Assessoria de Comunicação CFA