[ CFA ] Deputados Federais visitam o CFA

O Plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu na manhã desta quinta-feira, 27, o deputado federal Carlos Gaguim (PTN-TO). Ele é o coordenador da Frente Parlamentar pela Administração, criada há quase um ano com objetivo de acompanhar e defender as pautas de interesse da Administração.

Na ocasião, o presidente do CFA, Adm. Sebastião Luiz de Mello,  agradeceu o apoio do parlamentar. “Os avanços que temos conquistado é, certamente, fruto dessa parceria”, disse ele. O Conselheiro Federal e coordenador da Comissão Especial de Ação Parlamentar (CEAP),Adm. Rogério Ramos, também aproveitou o momento para reconhecer o trabalho do deputado. “Com a Frente Parlamentar, estamos alcançando nossos objetivos”, afirmou.

Gaguim, que é Administrador, defende a necessidade da presença do profissional de Administração nos municípios. “Os prefeitos precisam do Administrador ao lado dele. A Administração é a salvação para o problema de gestão pública que este país vive”, defendeu o deputado.

Uma dos projetos que a Frente Parlamentar pela Administração está acompanhando é o Projeto de Lei nº 4.403/2016,  de autoria do deputado Carlos Gaguim, que cria a carreira típica de Estado. “Este projeto dá autonomia para os Administradores emitirem pareceres dentro da lei, resguardando estes profissionais das suas funções”, explicou. Ele citou, ainda, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 317/2004, que acrescenta artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para instituir a Carreira de Administrador Municipal. A PEC ainda está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), mas o parlamentar está empenhado em acelerar o trâmite da proposição. “A Frente tem justamente essa missão, de dar maior celeridade ao andamento dos projetos. Essa PEC virou nossa prioridade”, garante Carlo Gaguim.

O CFA também recebeu a visita do deputado federal, Rôney Nemer (PP-DF). Ele é o relator do PL nº 4.403/2016 e, por isso, recebeu dois grupos de administradores: um interessado em levar a propositura para audiência pública; o outro contrário a tal medida. “Por isso resolvi procurar o Sistema CFA/CRAs e saber qual o posicionamento da entidade que representa estes profissionais”, conta.

Por unanimidade, o plenário do CFA é contrário a audiência pública do PL nº 4.403/2016. De acordo com os conselheiros, tal decisão trará maior celeridade a tramitação do projeto, uma vez que a audiência pode atrasar seu andamento na Câmara dos Deputados.

Ambas visitas contaram com a presença da presidente do CRA-DF, Adm. Mônica Cova Gama e dos conselheiros federais do CFA.,

Fonte: CFA