[ CFA ] CFA propõe parceria com Observatório Social

obs1.jpg

O diretor da Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CGP/CFA), Adm. Antonio José Leite de Albuquerque reuniu-se hoje, 17, com o presidente do Observatório Social de Brasília, Antonio Barros. No encontro, realizado na sede do CFA, em Brasília, foi estabelecida uma série de ações visando a realização de parceria entre as entidades.

Antônio Barros apresentou o Observatório Social do Brasil (OSB), entidade que coordena os Observatórios Sociais espalhadas pelo país. Atualmente a rede está presente em mais de 100 cidades, em 19 estados brasileiros. Esses observatórios utilizam uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Para isso, a Rede OSB conta com apoio de parceiros e de cidadãos brasileiros que, voluntariamente, ajuda a fiscalizar as compras nos municípios para garantir transparência na aplicação dos recursos públicos. “Por meio desse trabalho conseguimos uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres públicos”, explica Antônio Barros, lembrando que a rede não tem vinculação partidária.

De acordo com Antonio Leite, a área de gestão pública do CFA tem vários projetos que pretendem dar suporte às prefeituras visando o melhor desempenho dos municípios. “O Observatório, com essa metodologia, faz um trabalho interessante e que pode impulsionar nossas ações”, afirma o diretor da CGP. Os próximos passos da futura parceria é definir quais tipos de trabalho serão realizados em conjunto.  A previsão é assinar o convênio até o final deste semestre.

Fonte: http://bluehost1.cfa.org.br/servicos/news/cra/cfa-cfa-estuda-parceria-com-observatorio-social