Você está visualizando atualmente CFA celebra parceria com o Grupo Ser Educacional

CFA celebra parceria com o Grupo Ser Educacional

Acordo visa oferecer cursos de pós-graduação voltados para as áreas que fazem parte do Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRAs

 

O Conselho Federal de Administração (CFA) celebrou, na tarde desta quinta-feira, 6, acordo de cooperação técnica com o Grupo Ser Educacional, instituição que está presente em vários estados do Brasil e no Distrito Federal. A parceria é uma das novidades do Programa de Certificação Profissional em Administração do Sistema CFA/CRA para este ano. Por meio dela, os profissionais de administração registrados terão acesso a cursos de pós-graduação lato sensu, cujos conteúdos já preparam o profissional para a prova da certificação.

Antes da assinatura do acordo, o presidente do CFA, Mauro Kreuz, relembrou o início do programa de certificação, considerando as melhorias estruturais que resultaram na utilização de tecnologia para a elaboração dos bancos de questões, a qual afere as competências dos profissionais nos grandes campos da Administração. O exame é elaborado e aplicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em todas as Unidades da Federação. Para isso, a Fundação desenvolveu o processo de aferição do programa alinhado com as exigências do mundo do trabalho.

A prova, apesar de ter apenas questões objetivas, exige um alto grau de conhecimento do candidato na Certificação do Profissional do Sistema CFA/CRAs. Segundo Mauro, a prova mede competências, habilidades e atitudes profissionais. “O candidato pode até acertar a questão, mas pode ser reprovado por não ter um comportamento adequado com as demandas do mercado de trabalho”, explica. Para ele, a parceria vai  “alavancar substancialmente a certificação, bem como os produtos educacionais do Grupo Ser Educacional”.

Segundo o vice-diretor de Formação Profissional do CFA, Mauro Leônidas, a complexidade da prova aplicada pela FGV levou a autarquia a buscar parcerias. “Conseguimos muito mais que uma instituição para preparar o candidato para o exame: nossa parceria evoluiu para uma pós-graduação”, disse o conselheiro.

Para o diretor de pós-graduação do Grupos Ser Educacional, Emerson Lavôr, a parceria firmada com o CFA é uma grande conquista para os profissionais de administração. O grupo já tem uma experiência positiva com profissionais da área jurídica que se preparam para concursos da área da magistratura. “Nossos alunos não estão ali só pela pós-graduação, mas porque sabem que aquela preparação também os capacitarão para uma prova, um concurso”, explicou.

Sobre a Certificação

Criado pelo CFA, o Programa visa distinguir profissionais regularmente inscritos em Conselho Regional de Administração, mediante comprovação de suas competências nos campos da Administração por meio da aplicação de prova.

O Programa certifica profissionais de Administração nas áreas de Administração e Seleção de Pessoal – Recursos Humanos, Administração de Materiais – Logística, Administração Financeira, Administração Mercadológica – Marketing – Administração de Vendas e Administração da Produção. Recentemente, o Programa incluiu mais três áreas: Organização, Métodos, Informações e Sistemas  (OMIS), Gestão da Saúde e Gestão Pública.

Para obter a Certificação, é necessário aferir o conhecimento por meio de uma prova. Elaborada e aplicada pela FGV, ela tem 45 questões objetivas com diferentes níveis de complexidade. A proposta é avaliar se o candidato à certificação tem conhecimento e compreensão (básico), saber aplicar e analisar esse conhecimento (intermediário), e se é capaz de fazer sínteses e avaliações (avançado). 

O interessado em obter a certificação deverá acessar o site e realizar a inscrição observando os requisitos estabelecidos no edital e no Regulamento da Certificação. As inscrições estão abertas durante todo o ano e podem ser feitas em: www.certificacao.cfa.org.br. As provas são aplicadas em polos/unidades da FGV espalhadas por todo o país.

 

Assessoria de Comunicação CFA